QUINTA DO SEIXO
Actividades Educativas, Ecologia e Lazer, Lda.

Telf. 255 734 089
Tlm. 916 927 292


   




NOTICIAS ::


Quinta Pedagógica do Seixo, abrangendo os concelhos de Penafiel e Amarante, foi inaugurada "A natureza em pleno" como lema

A Quinta Pedagógica do Seixo situa-se no limite de dois concelhos. Metade da sua área pertence a terras de Penafiel e outra metade ao concelho de Amarante. O espaço privilegia o contacto com a natureza.

Situado no lugar de Seixo de baixo, Vila Meã, este espaço pedagógico foi inaugurado ontem à tarde debaixo de uma forte chuva que teimou em cair. «A natureza em pleno» é o lema da Quinta Pedagógica do Seixo. Um espaço pedagógico onde o passado se confunde com o presente, e o património natural ainda consegue estar preservado. Esta propriedade agrícola exibe uma casa senhorial, cuja construção remonta ao século XVII. Localizada próxima da Área Metropolitana do Porto, acaba por "ser um trunfo para o desenvolvimento de um projecto pedagógico e recreativo aberto a um largo público e que responde às necessidades crescentes de contacto com a natureza", revelou o Engenheiro Coelho, seu mentor e proprietário.

O público alvo para esta infra-estrutura passa primeiramente pelas escolas, seguindo-se os seniores, a família, as empresas e o social. Entenda-se social por projectos como a ocupação de tempos livres de grupos de crianças e jovens menos favorecidas. Armindo Abreu, presidente da Câmara Municipal de Amarante, e Alberto Santos, presidente da autarquia penafidelense, estiveram presentes na cerimónia de inauguração da Quinta, apadrinhando, simbolicamente, o projecto "que dignificará os dois concelhos".

Esta quinta oferece de tudo um pouco. Animais, jardins e hortas interactivas, ateliês pedagógicos, animação, exposições, formação, actividades para os seniores (golf, pingue-pongue, petanque), entre muitas outras actividades que privilegiam sempre o contacto com a natureza e com "um mundo de antigamente".

As entidades interessadas em visitar este "recanto" também podem fazê-lo virtualmente, através do endereço electrónico disponível em www.quintadoseixo.com.

António Nobre
Contíguo à casa senhorial existe um beiral renovado e inteiramente dedicado a António Nobre. Este trabalho foi feito em colaboração com a Anto, Associação António Nobre. O poeta, que viveu em Leça e emigrou para França, teve uma casa no Seixo, onde "enraizou muita da sua inspiração". A componente cultural também não ficou esquecida, num projecto que promete dar muito que falar.

Anabela Machado (O PRIMEIRO DE JANEIRO)

 
   Todos os direitos reservados, Quinta Pedagógica do Seixo, 2004                 

[ politica de privacidade ] [ termos do site ] [ comportamento na quinta ] [ localização ] [ contactos ]  Realização